HISTÓRICO AMAFRO
AMAFRO – SOCIEDADE AMIGOS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA trata-se de uma associação fundada em 15 de março de 2002, registrada como pessoa jurídica CNPJ 05331788/0001-32 e sede em Salvador, Bahia, na Rua do Tesouro, Nº 1, Centro, que tem como objetivo fomentar o ensino, a pesquisa, o desenvolvimento técnico, científico e institucional, intercâmbio e demais ações voltados à recuperação e preservação do patrimônio, da memória e da cultura afro-brasileira, com ênfase no campo da antropologia, etnografia, museologia, história, artes e outras atividades afins, cujo principal projeto é implantação na Bahia do MUSEU NACIONAL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA.
Ressalte-se nesta oportunidade, que a fundação da AMAFRO consorciada ao projeto de museu, foi referendada por manifestação de personalidades do cenário cultural brasileiro em Seminário realizado com o apoio do MINC/MONUMENTA em 21 de novembro de 2002 na Capital Federal – Brasília, e conta com o apoio de expoentes da cultura afro-baiana, inclusive lideranças religiosas do candomblé e movimentos de musica afro, além de dirigentes de instituições que reúnem afro-descendentes, aos quais se soma o apoio do Governo Estadual e Federal, e, da UFBA – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, refletido na composição dos órgãos de consultoria e direção da associação.
Paralelamente às obras de intervenção física, o MUNCAB constitui um espaço vivo e dinâmico, apoiando e abrigando iniciativas independentes de músicos, poetas e artistas plásticos, assim como empreendimentos culturais de bairros, exposições locais, nacionais e internacionais temporárias, atividades artísticas, sócio-educativas e socioculturais importantes compreendendo encontros, palestras, oficinas, espetáculos cênicos e musicais, entre outros.
São ações identitárias de afirmação do papel do MUNCAB, envolvendo projetos, eventos e atividades arrolados abaixo nessa resenha de realizações:
MUSEU EM PROCESSO 2004-2009 – FASE 1


MUSEU EM PROCESSO 2010-2013– FASE 2
2.Ano Internacional dos Afro-Descendentes – evento de encerramento do programa de atividades comemorativas do Ano Internacional dos Afro-Descendentes instituído pela ONU, ocorrida em 26 novembro 2011 nos espaços do MUNCAB. Realização conjunta UNESCO/ Ministério das Relações Exteriores do Brasil/MinC/Fundação Palmares/ Governo do Estado da Bahia/Amafro, contando com abertura das seguintes exposições:
3. Exposição 2: “A Coleção Inicial do Acervo Muncab”- abertura oficial da exposição permanente das obras da coleção inicial do acervo MUNCAB;
4. “O Escultor do Sagrado” – exposição temporária em homenagem aos 94 anos de Mestre Didi, com obras autorais desse escultor, escritor e líder religioso. .
5. “Nós, Os Afro-Brasileiros” – exposição temporária destacando expoentes afro-descendentes de todos os segmentos da vida brasileira.
6.Festival Música no MUNCAB– programação de shows musicais noMuseu realizada por artistas soteropolitanos com repertório e/ou criações/interpretações musicais centradas nas raízes afro-brasileiras. Produção/realização de artistas independentes, agendada em 2013 e realizada em Abril de 2014, contando com patrocínio do Edital 2013 da Fundação Gregório de Matos e com apoio da AMAFRO.
A esse conjunto de realizações, junta uma série de projetos independentes elaborados neste período com vistas a patrocínio:
1. Projeto Bate Papo Musical no Museu” – encontro de artistas de diversos segmentos de arte – música, dança, poesia, teatro e artes visuais – que buscam mostrar seu trabalho autoral e suas interpretações estabelecendo interação com o público.
2.Projeto “Muncab – Novembro Acontece” – programação anual comemorativa do Mês da Consciência Negra compreendendo um conjunto de atividades diversificadas de reflexão, debate, registros da memória, seminários temáticos e visitação monitorada às obras do acervo do Museu.
3.Projeto “Travessias Negras – Memórias e Amanhãs” – programa diversificado de atividades tratando da cultura afro-brasileira em seus variados aspectos, através de seminários, exposições, mesas redondas, ciclo de debates, lançamentos, degustação da culinária afro-baiana, etc.
MUSEU EM PROCESSO 2014-2015 – FASE 3
O ano 2014 é marcado pela relação de parceria Petrobras, que possibilita, entre outras coisas a retomada das obras de restauro e adequação da sede do MUNCAB, a aquisição/instalação de uma importante obra escultórica para o acervo permanente do Museu, além da realização de um conjunto de atividades de dinamização socioculturais e de atividades pedagógicas, no contexto do programa MUNCAB na COPA”, de que se destacam:

3. . Exposição Pop3.Exposição Pop Futebol Clube e suas Torcidas Organizadas – mostra coletiva temporária de vários artistas baianos tendo a bola e o futebol como temáticas.
4. Exposição Barbosa – Um goleiro no Imaginário Popular – mostra temporária com obras do artista plástico Antônio Miranda em homenagem a esse Goleiro da Copa do Mundo de 1950.
5. Gradil Escultórico “As Histórias de Ogum” – exposição permanente à céu aberto, na parte externa do MUNCAB, de um gradil-escultórico de 12 metros compondo uma narrativa de representação simbólico-iconográfica com arquétipos dessa temática. Obra criada pelo artista plástico J. Cunha para integrar o acervo permanente do Museu, com patrocínio da Petrobrás.
6. Projeto educativo “MUNCAB – Conheça Melhor o seu Museu” – ação sociocultural e educativa de reforço e complementação que se inscreve no plano de dinamização da Ação Cultural e Educativa do MUNCAB a ser lançada envolvendo um conjunto de atividades pedagógicas no âmbito da implementação do programa de visitas monitoradas voltado para alunos e professores dos estabelecimentos de ensino das redes públicas e privadas de Salvador, trazendo ainda, como opção adicional, uma nova roupagem de atividades suplementares de arte e cultura, com tipologias de ação diversificadas – palestra participativa, diálogo interativo de construção coletiva, oficina de arte, workshop, contação de estória, exibição de filmes e vídeo, atividades cênica e musical etc – tendo porprincípio fundamental a interação, a partir do conceito-chave “MUNCAB – Conheça Melhor Seu Museu” – uma forma prática, estimulante, variada e radial de aproximação do Museu com a comunidade e de construção e de difusão de conhecimentos sobre e em torno da cultura afro-brasileira.
7. Programação do Festival de Música no MUNCAB – programação do Museu em Processo, realizada nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2014, como forma de incentivar música de raiz africana, a uma nova geração de compositores;
8. Projeto Novembro Negro 2015 – Contrato de Patrocínio com o Governo do Estado, através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia – Bahiatursa – com o objetivo de participar da programação Novembro Negro: História e Arte, onde foi realizado:
MUSEU EM PROCESSO 2016 – 2017 – FASE 4
. 1. Exposição temporária – “Um copo d’água navegar II”, da artista Graça Ramos, realizada no período de 15/06 a 16/08 de 2016.
2. Novembro Negro: história e arte – zumbido no Museu – Contrato de Patrocínio com o Governo do Estado, através da empresa Bahiagás,período de 05 de novembro de 2016 a 30 de janeiro de 2017, constando de:

Apresentação do Balé de Angola
Exposição temporária Coletiva: Salão de Doações
Exposição Imagens da Ancestralidade em Tramas da Pele
Lançamento do site “Nós Transatlânticos”
Show de Paulinho da Viola
Com essa ação estratégica de dinamização museu em processo, o MUNCAB é já hoje uma referência, colocando-se em funcionamento e prestando serviços à comunidade, ação essa que vem sendo reconhecida e que mereceu de um representante do Banco Mundial o seguinte comentário:
” Já visitamos vários prédios inaugurados que não funcionam, e é uma grata surpresa encontrar um prédio que já funciona antes da sua total recuperação”.