EDUCATIVO DO MUNCAB
A educação museal compreende um processo de múltiplas dimensões de ordem teórica, prática e de planejamento, em permanente diálogo com o museu e a sociedade. Aliar propostas de arte e educação, comprometidas com as origens do povo brasileiro e com a valorização das diversidades, é uma das diretrizes que norteia o projeto educativo do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira. As ações educacionais do Muncab são realizadas em parceria com a Associação Sociocultural Nubas. O programa busca atrair e engajar diversos segmentos da sociedade, fomentando o diálogo intercultural e a compreensão da contribuição afro-brasileira para a cultura nacional.


DIÁLOGOS NEGROS MUNCAB: Este espaço visa promover o compartilhamento de experiências, fortalecimento identitário, diversidade e cooperação entre diversas áreas da cultura. Os encontros reúnem artistas, técnicos, intelectuais, agentes culturais, produtores e pesquisadores para discutir a cultura afro-brasileira, afro-atlântica e africana, enfocando aspectos históricos, memória e contemporaneidade. Além disso, o projeto terá um enfoque especial no protagonismo juvenil e na promoção da herança negra, reforçando a autoestima e o pertencimento. 

OFICINAS MUNCAB: Oficinas gratuitas, realizadas em quatro dias consecutivos (quintas a domingos no período vespertino), dialogando com a programação cultural do museu e explorando diversas vertentes e conexões com as artes visuais. 

DIÁLOGOS NO ACERVO NO MUNCAB: Encontros gratuitos de aproximadamente uma hora que mostram diferentes abordagens da coleção do museu, seguindo a proposta da estrutura dos cavaletes que elimina hierarquias na apresentação das obras. Os diálogos serão conduzidos pelos integrantes do núcleo de Mediação e Programas Públicos, podendo contar com a participação de convidados externos ou colaboradores de outros núcleos do MUNCAB. 

AGENDAMENTO DE ESCOLAS NO MUNCAB: Este serviço permite que professores e escolas organizem suas próprias visitas ao museu, facilitando o acesso de escolas e instituições educacionais. Além disso, serão mantidas as políticas de apoio a professores, distribuição gratuita de materiais educativos e parcerias com escolas da vizinhança, visando a democratização do acesso ao conhecimento sobre a cultura afro-brasileira.

O Plano Político Pedagógico do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (Muncab) também considera os seguintes princípios e valores essenciais inspirado na Escola Criativa Boca de Brasa: 

  • Contribuição em ações de combate ao racismo e ao machismo, de apoio a comunidades quilombolas, às manifestações de matrizes africanas, bem como às temáticas LGBTQIAPN+, de valorização das mulheres, pessoas com deficiência, idosos e outras minorias. 
  • Potencialização da vocação afro-brasileira para o pioneirismo, inovação e diversidade cultural e criativa. 
  • Contribuição com ações formativas que foquem nas culturas de matrizes afro-brasileiras, tendo como público prioritário os mais vulneráveis e excluídos.
  • Valorização da diversidade cultural nas dimensões simbólica, cidadã e econômica.
  • Promoção e respeito aos direitos culturais na perspectiva da democracia, da cidadania cultural e da interculturalidade. 
  • Contribuição para a superação da segregação socioespacial, socioeconômica, racial, de gênero e de orientação sexual. 
  • Democratização do acesso à cultura com relação aos meios de criação, produção, circulação, distribuição e fruição de bens culturais. 
  • Contribuição para a promoção da acessibilidade, considerando as dimensões arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental e programática. 
  • Integração, transversalidade e intersetorialidade de ações culturais. 
  • Descentralização de ações culturais com ampla abrangência de públicos. 
  • Fortalecimento da economia criativa, do empreendedorismo, da geração de renda e da inserção de agentes culturais e criativos no mercado de trabalho. 
  • Foco na potencialização, sustentabilidade e atuação colaborativa de iniciativas culturais e criativas. 
X