AGENDAMENTOS ESCOLARES E GRUPOS
Visando oferecer a melhor experiência possível aos nossos visitantes, o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) informa que as visitas de grupos organizados (escolas públicas e privadas, ONGs, entre outros) devem ser previamente agendadas.
Para garantir a qualidade do atendimento e uma programação adequada, solicitamos que o agendamento seja realizado com no mínimo 8 dias úteis de antecedência. Após o envio da solicitação, nossa equipe retornará o contato por e-mail no prazo de até 3 dias úteis, confirmando a disponibilidade ou propondo ajustes, caso necessário.
Agradecemos pela compreensão e colaboração, e estamos à disposição para proporcionar uma visita enriquecedora e inesquecível ao MUNCAB.
Segue o modelo de ofício de solicitação:
O e-mail deverá ser enviado com o ofício para o e-mail: educativo@muncab.org
Importante: Lembramos que não realizamos agendamentos para grupos nas quartas-feiras e domingos devido ao fluxo elevado de visitantes em virtude da gratuidade.
Normas de visitação em grupo e agendamento:
Para garantir uma experiência enriquecedora e organizada, o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) estabelece normas específicas para visitas em grupo. Confira as diretrizes:
Número de Pessoas por Grupo: O número máximo permitido por grupo é de 40 pessoas, visando o conforto e a segurança de todos.
Agendamento e Confirmação: Todos os agendamentos devem ser realizados com antecedência e serão confirmados exclusivamente via e-mail.
Solicitamos que grupos cheguem com pelo menos 15 minutos de antecedência para facilitar a organização da visita.
Consumo de Alimentos e Bebidas: É proibido o consumo de alimentos ou bebidas nas dependências da Galeria Mercado, exceto água.
Entrada de Animais: Não é permitida a entrada de animais de estimação, com exceção de cães-guia devidamente acompanhados por seus responsáveis.
Bolsas e Mochilas: Recomendamos evitar o uso de bolsas e mochilas de tamanho médio ou grande para aproveitar melhor a experiência da visita e evitar acidentes com as obras nas galerias. Atualmente, não dispomos de guarda-volumes.
Termo de Uso de Imagem: Ao acessar o espaço, você concorda automaticamente com o nosso termo de uso de imagem, permitindo o registro fotos e vídeos de visitas para fins institucionais.
Acompanhamento de Menores de Idade: A entrada de menores de 14 anos será permitida apenas quando acompanhados por seus responsáveis legais.
Respeito ao Espaço e ao Acervo: Toque nas obras expostas é proibido, salvo indicação expressa em experiências interativas.
É necessário manter o tom de voz baixo para não interferir na experiência de outros visitantes.
Não é permitido fotografar o acervo exposto com flash, apenas sem flash.
Pontualidade e Tempo de Permanência: Grupos que chegarem atrasados terão o tempo de visitação ajustado, respeitando a programação do museu. O tempo recomendado para grupos é de 1h30, de modo a garantir um fluxo organizado de visitantes.
Condições Especiais e Acessibilidade: Para grupos com pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, solicitamos informar no momento do agendamento para que possamos oferecer as melhores condições de visita.
Programa de Gratuidade para Grupos
O Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira possui Programa de Gratuidade para Grupos visando democratizar o acesso ao museu, proporcionando visitas gratuitas para grupos de instituições públicas, órgãos de terceiro setor, projetos e programas sociais que prestem serviço a sociedade gratuitamente. As atividades têm como foco a difusão da cultura afro-brasileira e africana, com a finalidade de contribuir com a formação cidadã dos visitantes, ampliando o alcance do museu como um espaço diverso, inclusivo e plural, contribuindo com a fruição estética, artística e cultural do patrimônio cultural afro-brasileiro. A solicitação também é realizada através desse e-mail.
Porto do Saberes
O projeto Porto dos Saberes tem como objetivo ampliar o acesso de diferentes públicos à programação do museu. O projeto Porto dos Saberes integra o programa de Gratuidade do Muncab que tem como objetivo não apenas ampliará o acesso à cultura afro-brasileira, mas também fortalecerá os laços comunitários, promovendo uma maior compreensão da diversidade cultural brasileira e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.