Os terreiros convidam a população baiana para a “II Caminhada do Recôncavo – O Povo de Santo pela liberdade religiosa”, no próximo domingo (27), na cidade de Cachoeira. A atividade reunirá religiosos de diversas vertentes das religiões de matriz africana, além de autoridades governamentais e grupos culturais da região.

Com o tema “O povo de santo pela liberdade religiosa”, os terreiros das religiões de matriz africana dos municípios que integram o Território do Recôncavo realizam no próximo domingo (27), na cidade de Cachoeira, a “II Caminhada do Recôncavo – O Povo de Santo pela liberdade religiosa”. A atividade, que está em sua segunda edição, tem o objetivo de convidar a população baiana a caminhar em prol da liberdade de crença, direito previsto na Constituição Federal, e do respeito aos cultos religiosos.

A Caminhada reunirá o povo de santo de diversas nações do candomblé, da umbanda e do culto aos caboclos e terá como um dos principais pilares a luta pela liberdade religiosa, frente aos ataques e agressões aos quais as comunidades religiosas são atingidas devido à intolerância religiosa.

Intolerância religiosa – Fato que motivou a realização da primeira caminhada, em 2010, foi uma série de ataques sofridos pelo Terreiro Zogbodo Malê Bogum Seja Unde (Roça do Ventura) que teve suas terras invadidas e12 hectares devastados pela ação de grileiros e especulação mobiliária. Em janeiro deste ano, este terreiro cachoeirano, um dos mais antigos do país, foi tombado provisoriamente pelo IPHAN como patrimônio cultural do Brasil. Nesse sentido, o povo de santo se reúne mais uma vez para caminhar em prol da liberdade religiosa e pela valorização e preservação da religião, com o respeito aos seus cultos e terras sagradas.

Este ano, junto da II Caminhada do Recôncavo, acontece a produção de um documentário de registro e memória do povo de santo daquela região. O registro fará parte das ações para efetivação do tombamento da Roça do Ventura e servirá como importante material para o povo de santo e sua luta pela liberdade de fé.

A “II Caminhada do Recôncavo – O Povo de Santo pela liberdade religiosa” tem patrocínio do projeto Novembro Negro da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (SEPROMI) e é uma realização do Terreiro Seja Unde e Munzanzu Produções.

9h – Concentração (Local: Rua da Feira)

12h Encerramento (Local: Praça da Aclamação)

Atrações culturais: Samba de Dona Dalva, Esmola Cantada, Gêge-nago,

Samba de roda Filhos do Caquende e Olodum.

Informações:

Presidente da Sociedade Religiosa da Roça do Ventura