fevereiro, 2023

16fev07:0023:00Inscrições abertas para os cursos da Escola Criativa Boca de Brasa Nubas

Event Details

A ESCOLA CRIATIVA BOCA DE BRASA NUBAS (ECBB NUBAS) é um conjunto de ações de formação, qualificação e fortalecimento identitário, oferecido no turno vespertino, com carga horária total de 180 horas cada e duração de seis semestres. A estrutura curricular do Percurso Formativo de cada curso será divida em três etapas de formação: o Percurso Básico, o Percurso Específico e as Atividades Complementares.

Percurso Formativo

– Laboratório socioemocionais (30 horas) – Percurso Básico

– Laboratório de empreendedorismo e gestão (30 horas) – Percurso Básico

– Laboratórios obrigatórios (80 horas) – Percurso Específico

– Laboratório optativos (20 horas) – Percurso Específico

– Atividades complementares (20 horas) – Atividades regulares oferecidas nos Espaços Boca de Brasa e outras atividades sugeridas como visitas técnicas, vivências, dentre outras – Atividades complementares

TOTAL: 180 horas, com duração de 6 meses, até três vezes por semana.

Premiação: 

– Com intuito de identificar talentos criativos, criar redes de apoio, fortalecer iniciativas, organizações, coletivos e agentes culturais, durante a segunda etapa do percurso formativo, vamos certificar (30) trinta iniciativas criativas-culturais com o selo “Eu sou Boca de Brasa”.

– Selecionaremos ainda (10) dez iniciativas que participaram de mentorias durante (03) três meses. Esses projetos receberão uma bolsa-estímulo “Prêmio Eu sou Boca de Brasa” no valor de dez (10) mil reais cada. Só poderá concorrer a bolsa-estímulo pessoas inscritas que desenvolvam algum tipo de iniciativa cultural e criativa há pelo menos 1 ano antes das inscrições. Os critérios do processo de seleção conforme especificação editalícia serão divulgados durante o curso.

Após a conclusão dos laboratórios, os participantes devem apresentar os resultados alcançados no Boca de Brasa Apresenta, Palco Aberto Boca de Brasa e Festival Boca de Brasa, conforme os critérios estabelecidos para a participação em cada uma dessas atividades. 

Público:

O público beneficiário da Escola Criativa Boca de Brasa Nubas é composto por duas categorias: iniciativas culturais e criativas e participantes.

As iniciativas culturais e criativas a serem selecionadas nos territórios podem ter personalidade jurídica ou física, contemplando as seguintes possibilidades:

Individuais e duplas: iniciativas com até 02 (dois) participantes contemplando: artistas e agentes solos ou que atuam em dupla;

Coletivas: iniciativas com pelo menos 03 (três) participantes, contemplando: coletivos ou grupos socioculturais; espaços culturais e/ou bibliotecas comunitárias; associações, dentre outros.

Os participantes são todas as pessoas vinculadas ou não às iniciativas culturais e criativas descritas acima, que poderão participar das atividades. Só poderá concorrer a bolsa-estímulo pessoas inscritas que desenvolvam algum tipo de iniciativa cultural e criativa há pelo menos 1 ano antes das inscrições. RESERVA DE VAGAS

Os percursos têm como público prioritário iniciativas culturais e criativas geridas por jovens negros e negras, LGBTQIAP+, mulheres, pessoas em situação de vulnerabilidade social, artistas, gestores culturais, oferecendo-os orientação, suporte e qualificação profissional, incentivando esse público a desenvolver habilidades e competências  relacionadas à economia criativa mostrando modelos de produção, financiamento, lançamento e distribuição de produtos e bens culturais. A política de reserva de vagas da NUBAS funcionará seguinte forma:

  • Reserva de 30% (trinta por cento) das vagas para pessoas autodeclaradas negras e negros;
  • Reserva de 20% (vinte por cento) das vagas para pessoas LGBTQIAP+;
  • E 50% (cinquenta por cento) das vagas para o público em geral, mas com prioridade para moradores de locais em vulnerabilidade social e mulheres.

Com essas reservas de vagas bem o demarcação do público prioritário pretendemos contribuir para a superação da segregação socioespacial, socioeconômica, racial, de gênero e orientação sexual em conformidade com os objetivos estatutários da NUBAS. 

Destacamos, ainda que, 60% das vagas são destinadas a pessoas que realizam algum tipo iniciativa cultural e criativa no território há no mínimo 1 ano.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

A área de abrangência compreende a Prefeitura Bairro Centro/Brotas de Salvador, atendendo aos seguintes bairros: Acupe, Barbalho, Barris, Boa Vista de Brotas, Brotas, Candeal, Centro, Centro Histórico, Comércio, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas, Garcia, Luis Anselmo, Macaúbas, Matatu, Nazaré, Santo Agostinho, Santo Antônio, Saúde, Tororó e Vila Laura.

INSCRIÇÕES: até 28 de fevereiro de 2023

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DOS CURSOS: 

Os cursos da Escola Criativa Boca de Brasa NUBAS poderão ser realizados na Nubas, Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira, Café-Teatro Nilda Spencer, a Sala Nelson Maleiro (sede da FGM), a Casa do Benin, o Teatro Gregório de Mattos e o Espaço Cultural da Barroquinha.

PERÍODO DAS AULAS

De 24 de março até 30 de agosto, realizado até três (03) vezes por semana, no turno vespertino, sempre das 14 às 17h. 

CERTIFICAÇÃO

O educando será considerado apto a qualificação e certificação desde que tenha aproveitamento entregue todos os trabalho e participe “Boca de Brasa Apresenta” e frequência maior ou igual a 70% (setenta por cento).

ATENÇÃO: Só se inscreva no curso se tiver certeza que poderá participar, pois no caso do não comparecimento terá tirado a oportunidade de outra pessoa. 

Esse projeto é uma realização da Associação Sociocultural Nubas, Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, em parceria com o Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira.

INSCRIÇÕES

Desenvolvimento de Documentário (Lab Doc);

Escritas Criativas e Urbanas (Lab Poéticas);

Teatro (Preparação de Atores);

Iluminação e Sonorização;

Gestão de Espaços Cultura

Horário

(Quinta) 07:00 - 23:00

X